A Válvula de Alívio Pilotada (VAP) é utilizada para limitar a pressão máxima de operação na linha de expedição da bomba a um valor ajustado pelo operador.
Quando uma ou mais válvulas de expedição são fechadas com a bomba em operação, a pressão aumenta nas demais linhas em uso. A função da VAP é evitar este aumento e manter a pressão no valor ajustado, protegendo o motor de acionamento, a bomba, as linhas de mangueiras e principalmente os operadores contra aumentos inesperados de pressão. Atende aos requisitos da NBR 14096 e da NFPA 1901 como dispositivo de controle de pressão.
Dados técnicos
- Capacidade de alívio de vazão: até 1000 gpm (3800 lpm)
- Faixa de controle de pressão: 75 a 300 PSI
- Flange de entrada e de saída: 3″
Características funcionais
A válvula é composta por dois componentes: a válvula piloto e a válvula de alívio.
- Válvula piloto: é instalada no painel de comando e tem a função de fazer o ajuste da pressão desejada. Também é ela que ativa ou desativa o funcionamento da válvula de alívio, mantendo o set point pré-ajustado.
- Válvula de alívio: é instalada entre os lados de pressão e de sucção da bomba ou com alívio para a atmosfera. A sua pressão de abertura é comandada pela válvula piloto. Pressões maiores do que a pressão ajustada pela válvula piloto fazem com que a válvula de alívio abra, dando passagem para a linha de descarga.
Características construtivas
- Corpo da válvula de alivio e da válvula piloto: fabricados em liga de bronze fundido
- Pistão da válvula: liga de bronze fundido
- Dreno: válvula de ¼″ de latão
- Pistão da válvula piloto: em aço inoxidável
- Volante de ajuste: diâmetro de 2″ injetado em baquelite
Painel de controle da válvula
Possui um volante ergonômico para ajustar a pressão de alivio e uma alavanca para ativar e desativar o funcionamento da válvula.
Aplicação
A válvula de alívio pilotada foi projetada para uso em sistemas hidráulicos de veículos de combate a incêndios.