M-750 com split shaft (esquerda) e tomada de força (direita).

Dados técnicos

  • Bomba do tipo centrífuga com um rotor fechado.
  • Vazão de água de 1000 gpm (3800 lpm) a pressão de 10,5 kgf/cm².
  • Várias opções de relação de transmissão para a caixa de multiplicação.
  • Potência requerida para o acionamento é de 148 hp (110 kw).
  • Torque máximo na entrada da caixa de 18.000 N.m.

Características construtivas

  • O corpo da bomba é construído em ferro fundido nodular, com elevada resistência e durabilidade.
  • A caixa de transferência é construída em ferro fundido nodular ou em aço soldado.
  • O rotor é de bronze e é balanceado dinamicamente para a máxima performance e baixo nível de vibração.
  • O eixo do rotor é de aço inoxidável tratado termicamente.
  • As engrenagens da caixa de multiplicação são em aço liga de elevada resistência, e os dentes são helicoidais, gerando movimentos mais suaves e menor ruído.
  • Possui trocador de calor incorporado na caixa de multiplicação com serpentina de cobre.
  • A vedação do eixo do rotor é feita com selo mecânico, auto ajustável.
  • Possui visor para verificação do nível do óleo da caixa de multiplicação.
  • Anodo de sacrifício fabricado em liga de zinco, conforme norma NBR 9358 (opcional).
  • Possui acionamento pneumático e manual incorporado na caixa da bomba.

Possibilidade de acionamento

  • Acionamento por tomada de força (TF).
  • Acionamento via caixa de transferência split shaft, através do cardã principal do veículo.
  • Acionamento via motor estacionário (ME).
  • Acionamento via motor hidráulico (MH), acionamento hidrostático com bomba de óleo acionada pela tomada de força, possibilitando melhor controle da pressão e rotação.

Performance

A bomba atende o desempenho de acordo com o solicitado na NBR 14096 e NFPA 1901.

PontoVazão gpm (lpm)Pressão kgf/cm² (PSI)
1000 (3800)10,5 (150)
700 (2660)14,0 (200)
500 (1900)17,5 (250)
Modelo de caixa de bomba M-1000, acionado por caixa de transferência split shaft
Modelo de bomba M-1000, acionado por tomada de força (TF), motor estacionário (ME) ou motor hidráulico (MH)