Dia Mundial do Meio Ambiente: motivos para cuidar
Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Infelizmente, faltam motivos para comemorar e sobram razões para preocupações.
Recentemente, a NASA divulgou imagens do reservatório americano Lake Mead, que há tempo passa por uma crise e hoje está com somente 37% da sua capacidade total. Problema semelhante ao vivido no Brasil em 2015, e que se repete no mundo inteiro.
As causas, assim com as consequências, são basicamente as mesmas: desperdício, poluição, desmatamento, descaso. O resultado dessa soma de fatores é o aquecimento global. Mais do que aumentar a temperatura, ele gera uma série de efeitos devastadores. Conheça alguns deles e entenda por que a responsabilidade de cuidar do nosso meio ambiente também é sua:
Menos gelo, mais água
Com o derretimento das calotas polares nossos oceanos estão se tornando cada vez maiores e mais quentes. Nos últimos 100 anos eles subiram entre 15 e 20 centímetros. A diminuição da quantidade de gelo faz com que a água absorva mais calor e com que as criaturas que vivem por lá, acostumadas às baixas temperaturas, aos poucos desapareçam.
Fenômenos climáticos
Quanto mais calor expelimos, mais a atmosfera ganha força. Isso significa movimentos mais bruscos e resulta em tempestades, furacões e ciclones.
Algumas espécies de vida são beneficiadas pelo aumento da temperatura. Infelizmente não são as mais amistosas. Seres como os mosquitos se reproduzem com mais facilidade no calor, um dos fatores que causam epidemias de dengue e outras doenças.
Os animais que não se acostumam às novas temperaturas precisam se mudar para sobreviver. O problema é que quando um animal sai do seu habitat natural, toda a cadeia é a afetada, causando superpopulação de algumas espécies e o desaparecimento de outras.
Cada mudança de hábito impacta positiva ou negativamente no mundo. Cada luz desligada, cada dejeto descartado corretamente, cada gota de água economizada ajuda a frear, um pouco, o processo de aquecimento global. Faça a sua parte!
Fontes:
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/imagens-da-nasa-mostram-reservatorio-secando-nos-eua
http://super.abril.com.br/ideias/aquecimento-global-esta-tudo-tranquilo